Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Serviços

Home | Criadores | Exposições | Formulários | Fotos | Links | Ranking | Serviços | Regulamentos

 

Registro de Canil

É simplesmente uma marca do criador, que virá junto ao nome dos filhotes. Para fazer a abertura do canil, o proprietário da fêmea deverá preencher o formulário apropriado com cinco nomes de sua escolha e por ordem de preferência, e assinalar se deseja utilizar esta marca como prefixo (nome escolhido, mais nome do filhote), ou sufixo (nome do filhote, mais nome escolhido - forma mais tradicional). O afixo (registro de canil) paga-se uma única vez. Porém, existe uma taxa de manutenção deste afixo, denominada Anuidade de Canil, que deixando de ser paga por cinco anos consecutivos, o interessado perderá o direito de uso do nome registrado. Todavia, não existe a obrigatoriedade de se registrar este afixo, quando não houver interesse do criador em dar continuidade na criação.

Comunicado de Acasalamento

Deve ser feito pelo proprietário da fêmea em até 15 dias contados do último dia de cruzamento, Caso seja ultrapassado este prazo, será cobrada uma multa. Para isso, deve ser preenchido um formulário de "Comunicado de Acasalamento" (impresso fornecido pelo KCMS), que conterá nome, endereço e telefone do proprietário da fêmea; nome e registro da fêmea; nome afixo(canil) se já estiver com o nome homologado; raça; nome, endereço e telefone do proprietário do macho; nome e registro do macho; dia, mês e ano do cruzamento; assinatura de ambos os proprietários e data da entrega.
Para dar entrada neste processo, é necessário anexar as cópias das Tarjetas e pedigrees dos cães que se acasalaram, desde que estejam em nome dos atuais proprietários; caso estejam em nome do proprietário anterior, deve-se proceder a transferência de propriedade.


Registro de Ninhada / Pedigree

Deve ser feito pelo proprietário da fêmea, entre 25 até 90 dias contados a partir da data do nascimento dos filhotes. Para isso, deve ser preenchido o "Mapa de Ninhada" (impresso fornecido pelo KCMS), que conterá dados como: raça; criador; nome do canil registrado se já estiver com o nome homologado; data de nascimento dos filhotes; os nomes de cada filhote, assim como o sexo e a cor (de acordo com os padrões oficiais); nome do pai e seu número de registro, além do nome, endereço e assinatura do seu atual proprietário; os mesmos dados referentes à mãe da ninhada. Para dar entrada neste processo, é necessário fazer o comunicado de acasalamento.
A ninhada deve ser registrada em sua totalidade, em até 90 dias a contar da data do nascimento dos filhotes. Caso seja ultrapassado este prazo, será cobrada uma multa até o prazo de 180 dias, após este prazo o processo deverá ser acompanhado de uma carta esclarecedora do motivo do atraso do registro.


Transferência de propriedade

Para se processar a transferência de propriedade de um cão, o interessado deverá enviar o original do Certificado de Registro do animal ao KCMS, acompanhado de sua respectiva taxa, e devidamente assinado pelo criador ou proprietário anterior se for o caso, com todos os dados do atual proprietário, que também deve assinar o certificado de registro no espaço especificado como: "De Acordo ou Comprador" . Caso o documento pertença a outro sistema que não da Confederação Brasileira de Cinofilia, o interessado pagará uma taxa maior e poderá receber um registro secundário.

2a. Via de certificado de registro ou de Pedigree

O interessado ( proprietário legal ) deverá solicitar através de carta ao KCMS, a emissão de uma segunda via do documento, e proceder ao pagamento da taxa.

Reconhecimento Pedigree estrangeiro

Quando se importa um cão, é necessário que seu pedigree seja reconhecido no Brasil. Feito isto, o cão passará a ter um número de registro brasileiro. Para o reconhecimento é necessário:
Tarjeta Original transferindo a propriedade para o criador brasileiro

Pedigree Original de no mínimo 3 gerações

Este site foi atualizado em 14/07/2007

Por Fábio Eudoxio